SERVIÇOS

ATENDIMENTOS

Serviço Social

Atendimentos socioassistenciais a partir de entrevistas sociais e elaboração de Planos Individuais e Familiares de Atendimento em articulação com os demais setores técnicos da instituição, com as políticas públicas intersetoriais e o sistema de garantia de direitos.

Psicologia

A partir de desordens emocionais, atua na promoção da saúde integral visando o equilíbrio socioemocional, desenvolvendo competências sociais que passam pelas relações interpessoais, autoconhecimento, resolução de problemas, tomada de decisão responsável e empatia.

Pedagogia

A partir de desordens no campo da aprendizagem, atua no desenvolvimento das habilidades cognitivas e educacionais, além de estimular a autonomia e fortalecer os vínculos sociais e afetivos.

Fonoaudiologia

A partir de desordens nos campos da comunicação e fala, atua na promoção da comunicação eficaz visando o desenvolvimento linguístico verbal ou não, as habilidades cognitivas, sensoriais, motoras e educacionais, além de estimular a autonomia e fortalecer os vínculos sociais e afetivos.

Terapia Ocupacional

A partir de desordens ocupacionais atua na promoção da saúde integral, autonomia, independência e ganho funcional, associados ao fortalecimento de vínculos sociais, afetivos e comunitários. Também viabiliza o treinamento de habilidades motoras, cognitivas e educacionais.

OFICINAS

Casa de Atividades de Vida Diária (AVD)

Espaço que integra o trabalho do terapeuta ocupacional com demais profissionais da equipe técnica. Simula o cotidiano de uma residência para que os usuários com deficiência intelectual aprendam o cuidado de si e o cuidado do lar, desenvolvendo autonomia, independência, sociabilidade, além de aquisição de novas habilidades através do treinamento de atividades da vida diária.

Dança Contemporânea

Além de democratizar o acesso à dança, esta oficina promove o desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade, musicalidade, socialização, autoconhecimento, livre expressão e, principalmente, o empoderamento dos corpos a partir de críticas aos padrões estéticos historicamente construídos e da afirmação de que cada existência é uma potência transformadora.

Horticultura, Jardinagem e Paisagismo

Promove essas técnicas através de temas como a atenção com a natureza, meio ambiente, sustentabilidade, resgate do conhecimento das ervas medicinais, alimentação saudável e bem-estar. Valores e habilidades como trabalho em equipe, colaboração, empatia, paciência e observação são estimulados com atividades que passam pela preparação da terra, plantio de sementes, irrigação, desenvolvendo assim o senso de responsabilidade, percepção e cuidado.

Teatro

Usando a arte cênica como veículo para gerar criatividade, expressividade e superar limitações, desenvolve a linguagem teatral e musical a partir de uma metodologia lúdica que trabalha técnicas vocais e corporais, contação de histórias e demais processos narrativos, dramaturgia, criação de personagens, teoria musical e cênica.

Percussão

Proporciona de forma lúdica o desenvolvimento da coordenação motora, rítmica e apuração da percepção auditiva, além do aprendizado sobre mecânica, confecção dos instrumentos percussivos e a diversidade cultural dos ritmos brasileiros.

Informática

Oportuniza a inclusão digital por meio do contato com ferramentas tecnológicas, mídias digitais e sociais, além do desenvolvimento do pensamento criativo, crítico e de experiências que estimularão e contribuirão com uma melhor participação cidadã.

Biblioteca Palavras Compartilhadas

Contribui para a democratização do acesso ao livro, formação de leitores, desenvolvimento de competências sociais, principalmente as relacionadas ao pensamento criativo e crítico, além do fortalecimento de vínculos familiares.

Brinquedoteca / Sala de Jogos

Proporciona aprendizagem, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades de forma lúdica, natural e agradável, além de promover a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação.

Apoio Pedagógico

Direcionado aos usuários que apresentam dificuldades no cotidiano escolar, visa aprimorar o rendimento por meio do desenvolvimento de habilidades na leitura, escrita e raciocínio lógico, promovendo também a melhoria da autoestima. São utilizadas atividades lúdicas, jogos interativos e ferramentas de informática.

Endereço

Rua Flack, 81 – Riachuelo

Rio de Janeiro – RJ

 

Contato

Copyright © 2020 Instituto Consuelo Pinheiro. Todos os direitos reservados.